Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Luta "feia"?

Hoje em dia cada estilo marcial tem suas características mas entre as mesmas existe algum ponto dominante  e outros menos convencionais... No caso é o Exemplo do Karatê onde os socos mais comuns são o Gyako Zuki, Oi Zuki e Kizami Suki, já o Tate Zuki é mais difícil de se ver em combates...
Particularmente eu acho o Tate Zuki muito eficiente e é um de meus socos favoritos...
A pesar de ser um soco existente e valido no Karatê muitos consideram incomum e alguns mais extremos consideram "feio".

Punho do Tate Zuki

Aplicação do Tate Zuki

Tem muitos socos parecidos com o Tate Zuki em Artes Chinesas
(Na foto, Mestre Yip Man e Bruce Lee)


Exemplo da mecânica de socos com punho em forma de Tatê Zuki


Yoko Geri: Este golpe é muito comum em artes marciais de "strikers" porem é um chute que tem um certo "ódio" pelos iniciantes...                                                                                  
Exemplo de Yoko Geri, chute comum mas que
causa dor de cabeça em muitos iniciantes  


Judô Feio:
No caso do Judô temos dois casos em particular de preferências de técnicas que são eficientes mas que muitos julgam ser "técnicas feias".
Primeiro Caso: Catadas de Perna e o Ura Nage
Muitas pessoas julgam o judô de cata de perna como um judô bruto e sem técnica, porem estas mesmas fazem o uso das leis de newton assim como os arremessos de quadril, a diferença está na plástica e na preferência (que no caso os nipônicos dão preferência a golpes de quadril).
A questão é que, estes golpes estão presentes no Judô, estão presentes no Livro Judo Kodokan do próprio Jigoro Kano (pai do judô). Jigoro Kano copilou técnicas das escolas de Ju-jutsu tradicional e alguns pontos de lutas tradicionais. Se o judô é  um híbrido qual é o mau de cada um ter seu estilo de arremessar? A questão do Ura Nage é semelhante as catadas de perna, muitos julgam o Ura Nage como um golpe sem estética e bruto e mesmo como contra-golpe ele eh deixado de lado por muitos e é dado a preferência ao tani otoshi.
O Judô da Geórgia é execellente no que 
muitos consideram golpes feios

Exemplos de Ura Nage

Segundo Caso: Luta de Cão (Ne Waza)
É quase universal o fato das pessoas acharem luta de chão feia e sem graça, mas o problema é que isto ocorre até entre os próprios judokas. A maioria dos Judokas só querem treinar Koshi Waza (quedas de quadril) e quando treinam chão só treinam Osaekomi Waza (imobilizações) e passando (por cima e fora da guarda).
Para ser um lutador completo o judoka tem que no mínimo saber Koshi Waza (arremessos de quadril), Te Waza (projeções de mão), Ashi Waza (desequilibrantes de perna), Sutemi Waza (técnicas de sacrifício) para a luta grappling em pé.
É necessário tambem treinar a luta de chão por inteira Osaekomi Waza (imobilizações), Kansetsu Waza (bloqueio de articulações) e Shime Waza (estrangulamentos) tanto na guarda quanto fora da guarda.
Não é por causa do tempo dado nas competições que se tem que esquecer de treinar a arte por completo. Arte Marcial não é para competições, é para a vida.

Exemplo do que muitos chamam de Judô feio, Sujo...

Sei que muita gente pode me criticar dizendo que só estou defendendo a luta "feia" porque eu devo lutar deste modo mas... Estou aqui para dizer o que sinto, as Artes Marciais devem ser praticadas por Completo. Apesar de muitos me criticarem sobre isto, eu não treino Artes Marciais como Esporte, eu treino para aprender a filosofia que uso em minha vida e para usar o combate para Goshin Jutsu (Defesa Pessoal). É mais importante lutar pela sua vida ou integridade física do que lutar por miseros pontos.

Um comentário:

  1. A questão de te criticarem meu amigo,é porque esses mesmos sequer um dia fizeram um combate na real com pugilistas e com outras artes,então ficam de "feio",só sabem mesmo se exibirem com movimentos bonitos,eu mesmo pratiquei wing chun e voltei para o shotokan atualmente e sei do valor deste soco.Oss

    ResponderExcluir