Pesquisar este blog

domingo, 4 de março de 2012

Formação do Conde Koma e 'Judô vs Jiu-Jítsu'

前田光世, Maeda Mitsuyo, o Conde Koma

Muito se discute a respeito de qual seria realmente a formação do Conde Koma, uns dizem que ele era um exímio Jujitsuka outros que ele era apenas Judoka e outros que ele era praticante das duas artes. Este tópico representa as evidencias que para mim são parte da teoria que escolhi crer, que é a teoria defendida pelos historiadores e artistas mundiais(visto que esta discussão remete mais o Brasil e os países circunvizinhos)
Irei postar aqui alguns fatos e você caro leitor, irá decidir se irá acreditar ou não, a questão aqui é, mostrar alguns fatos para que possa esclarecer algumas duvidas que muitos tem no Brasil a respeito 'Judô vs Jiu-Jítsu Gracie'.


- 'A luta de chão é algo original do Jiu-jítsu Brasileiro e o judô é apenas um desporto com técnicas desequilibrantes' 
R: FALSO, mesmo no judô desportivo há o desenvolvimento da luta de solo. Faz parte do grupo de técnicas do judô: Nage Waza (Desequilibrantes), Katame Waza (Controle e Luta de Solo) e Atemi Waza (Contundentes em Pontos Vitais), sendo o Atemi Waza proibido de ser usado em Shiai e Randori, usado apenas afins de defesa pessoal e para desenvolvimento de Kata.


- 'O Conde Koma era um exímio Jujitsuka' 
R: E qual seria este estilo de Ju-Jutsu? Deixo aqui algo para refletirem:
 Trecho da matéria 'A origem do Jiu-jítsu no Brasil' feita pela Revista Tatame

Alem disto existia o termo 'Kano Jiu-jítsu' e 'Kano Ju-jutsu', era empregado no início da expansão da Kodokan. Como podemos ver no livro 'The Complete Kano Jiu-jitsu'

 Interessante, não? Agora o que diria o Hélio Gracie a respeito disto? Bom, pelo visto o próprio aceita a origem do Conde Koma...


Interessante...





E agora um video do ultimo pan: 


Bom pessoal é isso, antes de tudo gostaria de dizer mais uma vez que não sou o dono da verdade, que este ponto de vista é apenas o defendido por mim e pela massa internacional, e que eu não desmereço o BJJ até já pratiquei BJJ e é uma bela arte, a questão é que não posso ficar calado quando vejo pseudo lutadores falarem mal da eficiência do Judô, o Judô e o Jiu-Jítsu Gracie são belas artes e ambas são extremamente eficiente, basta o praticante se esforçar (pois no final o que torna eficiente ou não, é o praticante). Mas, que o Conde Koma era Judoka, isto é fato! rsrs

É isso, OSU!


Ps: Para mais informações acessem: http://judotradicionalgoshinjutsukan.blogspot.com/2008/12/o-ne-waza-e-o-jud.html

Um comentário:

  1. Excelente material porém algumas ressalvas.
    Conde koma era predominantemente judoca mas diferente dos outros de sua época dava foco no "ne waza" e outras tecnicas de defesa pessoal de acordo com a própria história.No Japão da época era considerado feio e uma técnica imperfeita por colocar as costas no chão e os joelhos mas o conde era afrente de seu tempo e mesmo assim rodo o mundo encinando o "judô" de defesa pessoal.
    A resenha do falso ou verdadeiro cabe ressalvas:
    As técnicas de solo" ne waza " naturalmente ja existiam chaves como army look,kimura,america etc...existiam com seus respectivos nomes em japonês.
    O que o Hélio Gracie fez foi criar um sistema de alavancas e raspagem (do solo com as costas no chão com guarda fechada)q era inédito ñ existia.apartir dai se criou o bjj q de semelhante com "ne waza" do judo so algumas chaves.não é correto dizer que o judô se desenvolve no solo levando em consideração "q existe o ataque e encaixe" e um tempo pra haver submissão nos dias de hoje...esse tempo q é bem curto...do contrário a luta volta em pé.
    E sim a etimologia da palavra "jiujitsu" provem do Japão.
    Grande abraço

    ResponderExcluir