Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Maximo Eficiência Com O Minimo Esforço

Este post é relativo à aula que eu tive no dia 29/02/12. E registra pontos interessantes que meu mestre, o Sensei Kawamura alertou em relação a máxima eficiência com o minimo esforço não sei ao certo se todos já sabem, mas... Para mim é algo que me ajudou muito na questão Nage Waza (que é minha maior dificuldade).

Foto do mestre Jigoro Kano ainda rapaz.

1. Postura: 
Esta é uma das 'coisas' mais primitivas e básicas para um judoka que infelizmente  por vezes é ignorada na hora do Randori. Ter uma boa base de Jigotai (postura defensiva) e ao mesmo tempo não a exagerar (para não atrapalhar o oponente e a sí mesmo).

Postura de Jigotai

Uma base semelhante é a Shiko Dachi (usada geralmente no Sumô e no Karatê)

2. Não contrair a musculatura dos membros superiores exageradamente ou usar demasiada força na pegada:
É neste ponto que vemos como é incrível vencer sem se cansar. Enquanto você se defende das investidas do adversário com o centro de gravidade no Jigotai você também deve ser uma pegada firme com as mãos mas sem exercer um grande desgaste por meio de um grande uso de força ou de contração, você deve ser flexível e maleável para quando for apropriado executar a tua técnica. Lembrando que com uma boa base e uma forma flexível mas não fraca na pegada, sempre for possível deve-se executar  um waza superior ao do adversário ou dele contra ele mesmo até porque para os praticantes do Judô Desportivo isto evita as temidas faltas.

Eu sei que o que eu disse não é nenhuma novidade mas este ensinamento que tive de meu mestre foi-me mui útil e me ajudou na parte em pé da luta, muitas vezes escutamos e esquecemos, como o Sensei Minoru Mochizuki citou em uma de suas entrevistas "Esquecidos... Eu realmente acho que meus alunos estavam certos. Eu estava envergonhado e me vi refletindo sobre minha conduta. Temos que ouvir freqüentemente histórias sobre os Kamis porque os seres humanos são esquecidos." Nós seres humanos somos esquecidos, devemos sempre estar lendo, treinando, ouvindo e aprendendo (que por vezes é algo que já ouvimos mas não absorvemos por completo). 
Espero bons treinos a todos que leram e a todos que não leram.
Osu!

Para ler a entrevista completa do Sensei Minoru Mochizuki no qual ele fala esta citação: